Você sabe quais são as obrigações fiscais da sua empresa?

F081051b93f66c53bde85904eb01929f - JL Contabilidade
Há uma série de obrigações fiscais e contábeis, impostas pelo governo para garantir a regularidade da atuação do seu negócio. Cumprindo-as, a empresa se mantém dentro da legislação ficando de fora de pôr em risco as suas atividades no caso de uma fiscalização.

Compartilhe!

Há uma série de obrigações fiscais e contábeis, impostas pelo governo para garantir a regularidade da atuação do seu negócio. Cumprindo-as, a empresa se mantém dentro da legislação ficando de fora de pôr em risco as suas atividades no caso de uma fiscalização.

Um pouco sobre obrigações fiscais da sua empresa

Se está começando um novo negócio, já sabe que é certo o tempo gasto com burocracia. Uma série de obrigações tem de ser cumpridas. Algumas delas são:

Obter um CNPJ; definir a natureza jurídica, o regime tributário e a atividade econômica (CNAE); registrar no órgão competente (Junta Comercial, Cartório ou órgão de classe); realizar a inscrição municipal (obrigatória) e estadual (caso a atividade exija); obter autorização para emissão de notas fiscais; obter alvará de funcionamento, alvará sanitário e laudo de corpo de bombeiros (caso a atividade exija); obter registro na Previdência Social.

Para todas as empresas são necessárias demonstrações contábeis, dependendo de onde está enquadrada, é exigido um tipo de regularização. Elas podem ser:

DRE (Demonstração do Resultado do Exercício); Balanço patrimonial; DMPL (Demonstração das Mutações Relativas ao Patrimônio Líquido); Escrituração Contábil Digital (ECD) por meio do SPED; DLPA (Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados).

Além disso, é preciso a emissão de notas fiscais e estar com os impostos em dia: ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza); ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços); IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados); INSS (Instituto Nacional do Seguro Social); PIS (Programa de Integração Social); COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social); IRPJ (Imposto de Renda para Pessoa Jurídica).

Declarações de recolhimento de impostos:

DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais); DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual); DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte); DCTF (Declaração de Débitos Tributários Federais); Escrituração Fiscal Digital (EFD) por meio do SPED.

O que fazer para pôr todas essas documentações em dia?

Lhe pareceu um trabalho muito complexo estar em dia com suas obrigações fiscais? É um trabalho longo e até desgastante, principalmente se você não está por dentro do assunto. Mas não se preocupe, geralmente quem lida com tudo isso são os especialistas em assessoria contábil. Ao invés de perder tempo pensando e se estressando com toda a burocracia, contrate um escritório de confiança e entregue todas essas e outras demandas. Nós da JL Assessoria podemos solucionar todos os possíveis problemas do seu negócio.

Classifique nosso post [type]
Recomendado só para você
Já passamos por dois terços do ano e todas as…
Cresta Posts Box by CP