Nota fiscal eletrônica: tudo o que sua empresa precisa saber

Jl 2018 Artigo Blogpost02 19 07 - JL Contabilidade
Você se lembra de como eram as notas fiscais tradicionais em papel? Pois bem, a era digital veio para mudar o modo como fazemos muita coisa, e a emissão de notas fiscais é uma delas. A nota fiscal eletrônica, ou simplesmente NF-e, surgiu para facilitar o envio e armazenamento de dados.

Compartilhe!

Você se lembra de como eram as notas fiscais tradicionais em papel? Pois bem, a era digital veio para mudar o modo como fazemos muita coisa, e a emissão de notas fiscais é uma delas. A nota fiscal eletrônica, ou simplesmente NF-e, surgiu para facilitar o envio e armazenamento de dados.

Por isso, elaboramos este artigo para informar sua empresa tudo a respeito dessa “nova” nota fiscal para que não haja dúvidas e muito menos erros na hora de sua emissão. Boa leitura e não perca nenhum detalhe.

Nota fiscal eletrônica: muitas vantagens para sua empresa

Vamos começar com os benefícios que a NF-e trouxe às empresas. Eles são diversos, no entanto, uma das principais vantagens está no armazenamento, organização e redução de custos para emissão das notas.

Esqueça aquela história de imprimir dezenas de documentos onde estavam registradas (muitas vezes de forma sucinta) as principais informações sobre as mercadorias e os serviços.

Otimizar tempo e trabalho

A tecnologia realmente nos brindou com as notas fiscais eletrônicas. As empresas podem utilizar um emissor de notas integrado ao sistema da organização, onde as informações dos clientes já se encontram cadastradas.

Sendo assim, não há a perda de tempo em digitar todos os dados dos fornecedores novamente, uma vez que o sistema é integrado, só é necessário conferi-los.

Reduz o tempo de entrega das mercadorias

Com a NF-e, a conferência da mercadoria nos caminhões reduziu seu tempo de forma significativa. Sem aquele monte de papel, e às vezes muita confusão na hora da conferência, muito tempo é economizado.

Redução no impacto ambiental

Quanto ao impacto ambiental, não estamos falando de alguns quilos de papel e tinta, e sim de milhões em economia com impressão desnecessária e produção de resíduos por parte de milhares de empresas. O que isso representa para o ambiente, muitas vezes, não é valorizado como deveria, no entanto, é um ponto bem positivo para a sustentabilidade.

Diminui custos com impressão e armazenamento

Outro dos diversos benefícios da NF-e é a redução com custos de impressão e armazenamento. Na era digital, você pode armazenar milhares de notas fiscais em seu sistema integrado à nuvem sem gastar com impressão, toner e armazenamento seguro (o que se torna trabalhoso, além de custoso).

Ainda haverá documentos em papel, porém, mais da metade será digital, o que elimina boa parte dos custos nas empresas.

Tipos de notas fiscais

E quais são os tipos de NFs-e que sua empresa pode emitir? Ao todo são 4 os tipos de notas fiscais eficientes para sua empresa. São elas:

Nota fiscal eletrônica (NF-e)

Nota fiscal digital mais comumente usada para produtos que precisam registrar o ICMS. A validação é feita pela assinatura digital e autorizada pela SEFAZ do estado onde a empresa está registrada.

Nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e)

Esse tipo de nota fiscal tem relação à prestação de serviços. Foi criada para substituir a “Declaração de Serviço” e está relacionada ao ISS. Esse tipo de nota tem algumas características como o imposto diferenciado fixado por cidade.

Conhecimento de transporte eletrônico (CT-e)

Esse tipo de nota é relativamente recente, já que foi criado em 2012. É uma nota fiscal direcionada para a prestação de transporte rodoviário de carga. A intenção é eliminar faturas duplicadas e por fim reduzir as divergências entre o que está na nota e os produtos transportados.

Nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e)

Esse tipo de nota fiscal foi criado para dar ao contribuinte uma alternativa eletrônica para os documentos fiscais comumente usados no varejo. É uma maneira de aprimorar o controle fiscal substituindo o cupom fiscal e a nota fiscal tipo 2.

É uma forma de agilizar o processo e ao mesmo tempo comprovar que o produto ou serviço adquirido pelo consumidor está de acordo com os valores da transação.

Por fim, é possível perceber as vantagens que a NF-e proporciona a todos, seja a empresa, consumidor ou transportador. Seu processo tem de ser fácil e descomplicado, fornecendo a empresa e o cliente maneiras otimizadas e seguras de realizar sua compra e venda, em metade do tempo, com menor custo e o dobro do lucro, pois tempo é dinheiro!

Esperamos que essas informações possam ajudar você a compreender sobre cada tipo de nota fiscal eletrônica que existe e qual melhor se encaixa ao seu negócio. Porém, nós aqui da JL Assessoria estamos sempre abertos para ajudar com todos os processos fiscais de sua empresa. Entre em contato com a gente!

Classifique nosso post [type]
Recomendado só para você
Você conhece o Danfe e sabe como emitir esse documento?…
Cresta Posts Box by CP