O eSocial é uma ferramenta eletrônica do Governo Federal que reúne todas as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas brasileiras.
Esse sistema veio para facilitar a apresentação de dados legais, visando beneficiar as relações entre Governo, empregador e empregado.
Espera-se que, com o forte sistema de segurança do eSocial e o fornecimento de todos os dados exigidos, fraudes e diferentes tipos de ilegalidades sejam evitados.
De acordo com o levantamento feito pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), mais de 40% das empresas ainda não começaram a implantar o eSocial e somente 4,4% estão prontas para o sistema.
Isso é preocupante porque, apesar de estar em fase de teste, a partir do dia 01/01/2018 o sistema começa a valer para companhias com faturamento superior a 78 milhões em 2016, e para os demais contribuintes em 01/07/2018.
Para ninguém perder a cabeça há poucas semanas antes da data limite, existem seis formas de se antecipar e evitar problemas:
Índice
1. Conheça os eventos do eSocial
No eSocial encontram-se mais de 40 eventos distintos, cada um responsável por um conjunto de informações. Por isso, estude-os bem e atente-se a periodicidade das entregas. Outra dica é entender a manutenção do histórico de dados e como fazer retificações, exclusões e atualizações.
2. Reveja os procedimentos internos de sua empresa
Para atender aos prazos e disponibilizar todas as informações solicitadas, muitos processos diários precisarão ser modificados e melhorados. Faça um checklist que facilite identificar se as informações recebidas de seu cliente atendem às exigências do sistema.
3. Confira o cadastro dos trabalhadores
É possível conferir se o cadastro dos seus colaborados está correto com antecedência. Basta acessar a opção Qualificação Cadastral. Existindo divergências, a empresa deverá encaminhar o trabalhador até o respectivo órgão para que a correção seja efetuada.
4. Avalie se o cadastro da sua empresa está adequado ao eSocial
Muitas das informações exigidas pelo eSocial não são de fácil acesso e precisamos solicitar diretamente para o trabalhador ou pessoa responsável. Por isso, procure sempre antecipar este processo. Completar adequadamente o cadastro é extremamente importante, tanto para evitar impedimentos na entrega dos eventos, quanto para declarar informações corretas e atualizadas.
5. Se atente à saúde e segurança do trabalhador
O eSocial também contempla a Saúde e Segurança do Trabalho. Por serem assuntos muito específicos, a sugestão é entrar em contato com empresas especializadas em Medicina do Trabalho, providenciando os respectivos laudos conforme exigidos na legislação.
6. Mantenha toda sua equipe informada sobre o eSocial
Muitos gestores e responsáveis por determinados departamentos ainda não compreendem a importância do eSocial. Para que todos tenham mais facilidade neste momento de transição, mostre quais serão os ganhos para a empresa e para a equipe. Afinal, é preciso contar com a colaboração de todos para que os processos possam ser desenvolvidos de forma mais fluida durante a aplicação.
Ficou alguma dúvida sobre esse tema? Conhece outros pontos importantes que precisamos estar atentos nesse período de implantação do sistema? Deixe um comentário e compartilhe com a gente!