Valuation: como calcular o valor de uma empresa

Jl 2018 Blogpost02 08 08 - JL Contabilidade

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Afinal, quanto vale sua empresa? Esta é uma pergunta que parece subjetiva, mas o conceito de valuation é uma questão muito particular no que diz respeito a cada negócio. Até o final deste artigo você vai entender o porquê dessa afirmação.

Aplicada ao contexto de pequenas empresas e startups, também chamado de Valor Mais Provável de Venda, ou VMPV, o valuation tem a pretensão de determinar o preço correto e quanto o mercado estaria disposto a pagar por uma empresa.

Pode também ser usado para fins de gestão, na análise dos números do negócio, com o intuito de reconhecer se estão de acordo com empreendimentos semelhantes.

Existem diversas metodologias aplicáveis na avaliação de pequenas empresas e startups. Mas em todas devem constar análises contábil, financeira, macroeconômica e microeconômica.

Sendo assim, o valuation é uma percepção que não apresenta exatidão no cálculo. Temos que levar em conta que perspectivas são olhares de vários aspectos diferentes e dependem muito de quem está analisando.

Partindo desse ponto, vamos às diretrizes da análise.

A análise

Analisar financeiramente uma empresa exige conhecimento do seu setor, além de perspectiva estratégica e atributos técnicos”, afirma Joana Teixeira, diretora Comercial e contadora da JL Assessoria Contábil e Jurídica.

Os resultados podem ser variáveis, já que não existe forma definitiva e única de cálculo. Contudo, como o modelo também é quantitativo, a confiança no resultado depende da percepção do meio, históricos numéricos e valor agregado aos produtos e serviços.

Valor real

Compreender o valor real é o próximo passo após a análise. Ele influi, inclusive, nas informações de quanto é o montante a ser investido em negociações, na participação societária do investidor, e em vários outros aspectos.

Essa definição – valor real – tem a ver com o comportamento do seu negócio, a partir de uma linha do tempo, considerando desde seu início aos dias de hoje e a projeção para os próximos anos subsequentes, com o intuito de traçar visão de subsistência e evolução.

Quer que eu desenhe?

A resposta é sim. E esse “desenhar” é no sentido de espelhar o recorte da realidade do seu negócio para uso desse conceito qualitativo e quantitativo.

O número do valuation pode ser conseguido com base no valor presente nos resultados de fluxo de caixa, assim como a projeção para o futuro. Para se chegar a um denominador comum, geralmente a organização é da seguinte forma:

  • Calcular o fluxo de caixa – que significa o montante recebido, menos o montante gasto. Esse cálculo simples precisa ser tanto por um olhar atual como voltado a períodos futuros.
  • Estabelecer a taxa de desconto da sua empresa em uma venda, de acordo com comparativo a outras oportunidades de investimento como bolsa, financeiras ou a própria poupança.

No entanto, o que precifica uma empresa é o valor da sua ação. “O intangível da empresa não dá para precificar de maneira matemática. Logo, o valuation é um conceito muito singular”, explica Joana.

Por exemplo, a cartela de clientes de uma empresa não é possível colocar no balanço, mas vale muito como valor agregado ao todo.

Portanto, fica claro que, para evitar possíveis frustações, é necessário entender que o valor do seu negócio pode variar de investidor para investidor, dependendo da percepção dele.

A JL Assessoria Contábil e Jurídica tem profissionais qualificados que transformarão dados em informações. “Fomentaremos relatórios contábeis com informações que possibilitarão, por meio da transparência, que você – empresário – enxergue e compreenda o valor de seu negócio”, esclarece a especialista.

Quer conhecer mais de nossos processos e como sua empresa pode se beneficiar com serviços contábeis e jurídicos de qualidade? Então entre em contato com a gente!

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