Vivemos em um constante conflito político nacional que, de uma forma ou de outra, afeta diretamente o andamento nos negócios, não importando o tamanho de sua empresa.
Nesse quadro, muitos correm atrás de soluções para manter o negócio em boa saúde, evitando problemas financeiros. Mas qual seria a melhor saída? A troca de fornecedores? Redução de equipe? Mudança de endereço para um local mais em conta?
Essas são medidas drásticas que podem até funcionar, mas a chance da empresa perder a qualidade de seus serviços são enormes. Por isso, fique de olho em algumas dicas que preparamos, apontando como o planejamento financeiro pode ajudar a reduzir o impacto dos seus impostos.
Índice
Planejamento financeiro
Não é possível falar dos impactos dos impostos, sem abordarmos os desafios e oportunidades do planejamento financeiro, de modo que são necessários vários estudos, para que a empresa alcance o patamar de superação dos reflexos negativos de uma alta carga tributária.
Por esse motivo, o planejamento financeiro deve contar com o apoio da área fiscal e de todo o know-how de uma tesouraria estratégica, possibilitando a implantação das seguintes estratégias:
Provisionamento para pagamento de impostos
Essa parte do planejamento financeiro é fundamental para garantir a liquidez e saúde financeira do empreendimento, de modo que, a cada período fiscal, seja criada uma reserva para o pagamento dos impostos, o que garante poder de decisão e antecedência aos fatos.
Planejamento antes e depois da incidência dos impostos
Planejar as finanças somente após a ocorrência do fato gerador dos impostos traz inconsistência nessa atividade. Logo, o planejamento deve ser realizado antes e depois da incidência dos tributos, sendo possível, assim, visualizar o seu real impacto sobre cada operação da empresa.
Criação de cenários
Criar cenários financeiros é essencial para que os gestores estratégicos se antecipem a qualquer tipo de ocorrência, pois terão soluções estabelecidas antes que os fatos se instaurem. Dessa forma, a criação de um planejamento financeiro para cada situação, baseada em um cenário pessimista, um provável e um otimista, é o mais apropriado para uma ágil tomada de decisão.
Assim, após estabelecer as estratégias da gestão tributária e um planejamento financeiro coerente, será possível diminuir os impactos negativos dos impostos sobre a liquidez da empresa.
Esperamos que essas dicas possam ajudar seu negócio a decolar e gerar bons resultados. Porém, se ficar alguma dúvida, nós da JL estaremos prontos para te ajudar.
Fique sempre ligado aqui no CONTA+ e saiba as principais novidades do mercado!