Embora muitas pessoas decidam abrir um negócio sem realizar uma avaliação do seu real perfil para empreender, algumas dúvidas acabam surgindo no decorrer do tempo. Em alguns casos, o empresário acaba descobrindo outras habilidades e oportunidades além daquelas que haviam investido.
Nesse momento decisivo, o que é importante analisar? Onde buscar informações? O que é preciso considerar antes de abrir um negócio? Como saber se você terá o perfil adequado para gerir uma empresa?
Sim, são muitas questões. A boa notícia é que, neste post, reunimos algumas informações essenciais para você ter uma melhor orientação do rumo a se tomar. Acompanhe!
Índice
O perfil do empreendedor que deseja abrir um negócio
Todo e qualquer empreendedor que queira abrir um negócio precisa, necessariamente, ser criativo e pesquisar o mercado à sua volta. Essa é a essência do sucesso: a busca constante por novas oportunidades e a preocupação contínua de melhoria dos produtos e serviços ofertados.
Diante de um mercado cada vez mais concorrido, todo aquele que busca um diferencial acaba solidificando seu negócio e fidelizando os clientes. Muito além de almejar o tão sonhado lucro, é perceber, nas dificuldades, novas oportunidades e novas áreas a serem conquistadas.
Entre algumas qualidades que definem um empreendedor de sucesso estão:
Saber administrar riscos
Todo e qualquer negócio está susceptível a correr riscos. Contudo, o sucesso de muitos empreendimentos frente a situações de crise está na capacidade de o profissional absorver as oportunidades e utilizá-las a seu favor. Por isso, é preciso aprender a administrar os riscos de forma a sobreviver a eles.
Ter iniciativa
Abrir uma microempresa é sair da zona de conforto, assim como trocar a segurança do holerite pelo risco de abrir o próprio negócio. Embora pareça arriscado, grande parte dos negócios no Brasil é composta por microempreendedores que vislumbraram, na busca pela independência e autonomia profissional, uma boa oportunidade de alavancar seus sonhos e conquistar seu espaço diante da concorrência.
Ser líder
Saber direcionar esforços para que os objetivos sejam alcançados é, sem dúvida, uma importante característica das pessoas que sabem conduzir e manter equipes motivadas. Um líder não é apenas aquele que cobra resultados, mas que fortalece o relacionamento interpessoal e a capacidade de ouvir cada colaborador quanto às suas ideias. Saber se relacionar dentro e fora da empresa é uma virtude que muitos empreendedores conquistam e que fortalece a empresa frente ao mercado e à concorrência.
Ser organizado
A organização é a chave para melhor utilizar os recursos disponíveis e otimizar o tempo gasto na execução de cada atividade.
Ter conhecimento do seu negócio e de outros setores
É preciso conhecer outras atividades e negócios e entrar em contato com associações de forma a aprender sobre as dificuldades, oportunidades e até mesmo fracassos.
Ter aptidões empresariais
Todo empreendedor possui um instinto natural para identificar oportunidades e aproveitá-las, seja para abrir um negócio ou conduzi-lo ao sucesso. O fato é que, independentemente do ramo de atividade, toda empresa precisa conhecer seus pontos fortes e fracos para só então aprimorá-los ou minimizá-los.
O planejamento para se abrir um negócio
A partir de um perfil adequado, o planejamento será o pontapé inicial para microempresários que querem apostar em novos empreendimentos. Elaborar o Plano de Negócios evita que surpresas de última hora possam ocorrer e ocasionar, em muitos casos, a inatividade da empresa. É preciso que as ideias sejam colocadas no papel para que sejam analisadas as melhores formas de alcançar os objetivos.
Antes de iniciar o processo de abertura, elabore seu Plano de Negócios levando em consideração:
O ramo de atividade
Registre o ramo de atividade escolhido para seu empreendimento atuar (comércio, indústria ou serviços) e relate as razões que levaram a essa escolha.
O mercado consumidor
Neste item, descreva as características do perfil do público consumidor e qual deles se adapta ao tipo escolhido para seu empreendimento. É nesta etapa que grande parte do sucesso se concentra. Por isso, conheça o mercado da sua região, os nichos, tipos predominantes de classes sociais, sexo, idade, lugares e formas de lazer realizadas pela localidade, nível de renda e escolaridade.
É preciso que toda e qualquer informação sobre seus clientes potenciais seja levantada. Desenvolva uma pesquisa e identifique o que influencia seus potenciais consumidores na decisão de compra; na hora da escolha o que é levado em consideração: preço, qualidade, embalagem, facilidade de acesso, praticidade ou mesmo a conveniência.
O local de instalação
Abrir um negócio em um determinado local envolve muito mais que a concessão de uma Licença da Prefeitura. É preciso que seja realizado um exame cuidadoso da área para evitar futuros arrependimentos.
Não há dúvidas que o melhor ponto para qualquer empreendimento se estabelecer é aquele onde o público-alvo está. É preciso avaliar as facilidades de acesso, mercado concorrente e tantos outros pontos que devem ser atrativos aos clientes e que chamem a atenção frente à concorrência.
Após pesquisar bem sobre suas opções no momento de abrir um negócio, o próximo passo é contar com uma assessoria adequada para ajudar em sua gestão financeira e nos processos iniciais da abertura de sua empresa.
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