Ao ler e ouvir sobre “planejamento tributário”, talvez você que possui uma micro ou pequena empresa possa imaginar que isso é “coisa” de grandes organizações, multinacionais e segmentos mais robustos.
Talvez tenha a impressão de que sua empresa recém-inaugurada ou mesmo que já esteja no mercado há algum tempo, mas não é considerada uma grande empresa, não necessite desse tipo de “detalhe”.
Saiba que este artigo é justamente para desmistificar esse tipo de pensamento. Pequenas e microempresas precisam tanto de planejamento tributário quanto qualquer multinacional.
Aliás, as grandes empresas só atingiram este patamar porque tiveram um planejamento tributário adequado. Por isso, veja porque é importante iniciar o seu agora mesmo!
Índice
Sua empresa mitigando riscos
Iniciando planejamento tributário, sua empresa estará se blindando para os futuros riscos. O planejamento tem o poder de verificar as áreas mais vulneráveis dentro do departamento financeiro e contabilidade, para poder inibir perdas significativas.
Por exemplo, se sua empresa vier a ter um ano difícil, com pouco rendimento, você estará agradecido por ter planejado uma alternativa a esse período mais turbulento.
Escolhe o melhor regime tributário baseado em sua atividade
Esse é o maior benefício do planejamento tributário para pequenas empresas. Boa parte dos empresários, ao abrir um negócio, não se dá conta do quanto pode perder dinheiro se escolher um regime tributário inadequado para sua atividade.
Somente especialistas na área podem indicar e conduzir sua empresa a escolher o regime tributário ideal para seu negócio. Quando isso não acontece, praticamente todo o lucro é afetado, pagando tributos “desnecessários” porque não houve a orientação adequada.
Evita autuações
Outro ledo engano de pequenos empresários é achar que a fiscalização só “vai atrás” de grandes empresas e, por isso, não é preciso se preocupar tanto assim com o financeiro.
Pois saiba que se tem uma coisa que o Fisco não faz é distinção entre as empresas. Se existe alguma irregularidade, ele vai autuar e aplicar as penalidades vigentes em qualquer uma delas, seja pequena, média ou grande.
A partir daí, o planejamento tributário te protege de cair nas mãos do Fisco. Consiste em uma ação preventiva a futuros erros que possam acontecer, por exemplo no preenchimento de informações para serem enviadas ao governo por meio do eSocial.
Determina uma agenda tributária eficaz
Uma agenda tributária ativa e eficiente não permite que o tema do tópico anterior aconteça. Nada de penalidades para sua empresa que acabou de dar os primeiros passos.
Uma vez que, as normas, obrigações e prazos para pagamento de impostos são muitos, é imprescindível uma agenda tributária detalhada e seguida à risca. Assim, tudo se mantém pago e organizado, sendo o lucro obtido pela empresa direcionado para onde o empresário desejar.
Ainda existem diversos benefícios do planejamento tributário para pequenas e microempresas. Poderíamos fazer uma longa lista. No entanto, esses citados já demonstram a necessidade de iniciar o planejamento tributário ainda nesse exercício fiscal. Só assim sua empresa crescerá, se tornando competitiva para o mercado.
Quer estar sempre por dentro de assuntos relativos à tributação e legislação? Siga a gente nas redes sociais: estamos no Facebook, LinkedIne no Instagram.