Como o planejamento fiscal pode reduzir o pagamento de tributos das transportadoras?

Jl 2018 Artigo Blogpost01 23 05 - JL Contabilidade
O planejamento fiscal é imprescindível para o bom funcionamento da empresa. Uma vez que, o montante de tributos a serem pagos pode comprometer seriamente a atividade das transportadoras.

Compartilhe!

O planejamento fiscal é imprescindível para o bom funcionamento da empresa. Uma vez que, o montante de tributos a serem pagos pode comprometer seriamente a atividade das transportadoras.

Sendo assim, se você é um gestor preocupado com o andamento do seu negócio pode aproveitar as dicas que este artigo traz a respeito do planejamento fiscal para transportadores. Será uma maneira eficiente de reduzir impostos e ter um controle melhor do financeiro.

Necessidade de um planejamento fiscal

O intuito principal é conhecer a carga tributária que incide nas operações da empresa. É importante verificar as alternativas dentro da lei que permitem uma melhor economia na hora do pagamento fiscal.

Para que isso seja feito é necessário o registro de todas as receitas e despesas, e com essas informações é possível tomar decisões mais assertivas para sua transportadora.

Redução dos custos fiscais

Um bom exemplo a ser dado é o cálculo no Imposto de Renda existem várias modalidades de tributação — Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional.

Todas elas têm suas vantagens e desvantagens para cada tipo de negócio, além de ter também condições específicas para optar por cada uma delas. A escolha de um regime tributário eficiente resultará em um controle dos tributos a serem pagos, objetivando maior lucro durante o ano fiscal da transportadora.  

Há também outras maneiras de pagar menos impostos dentro dos benefícios concedidos por lei. Veja aqui algumas delas:

  • possível diminuição de custos isso acontece via terceirização das atividades. Não sendo ações que condizem com o objetivo principal da empresa, elas podem ser realizadas por uma empresa terceirizada sem problema algum;
  • usar armazéns para montar estoques e poder movimentar as mercadorias dos clientes;
  •  utilizar todos os benefícios fiscais que Governo concede todos os anos. Não permita que essa oportunidade passe;
  • Calcular o frete de forma mais real, levando em consideração os impostos que irão incidir, ou seja, ICMS ISS;

Recomendamos que  se contrate um contador competente. Somente ele poderá realizar as contas de forma organizada e eficiente. Nesse momento é necessário um profissional para lidar com todas as questões tributárias. O planejamento será mais perfeito com ele por perto e seus conselhos profissionais serão de grande valia na tomada de decisões.

Uso de planilhas eletrônicas e softwares de gestão

Planilhas sempre serão uteis para um bom planejamento. Por meio delas, você consegue efetuar o controle de forma precisa, registrando os valores com exatidão, tanto de compra como de venda.

O fluxo de caixa é sistematicamente analisado por meio das planilhas e com isso você pode ter as informações de entradas e saídas com total controle e precisão.

É importante cuidar não apenas da parte operacional do negócio, também se faz necessário gerenciar a empresa adequadamente, no intuito de torna-lo mais eficiente.

Compreendeu a importância do planejamento fiscal para sua empresa? Se quiser saber mais sobre o assunto, acompanhe nossa página no Facebook e confira muitas informações sobre este e outros temas essenciais para a condução de seu negócio!

Classifique nosso post [type]
Recomendado só para você
Hoje vemos um mercado cada vez mais competitivo, onde é…
Cresta Posts Box by CP