Uma das métricas mais importantes para os empreendedores é o ROI (Return over Investment), uma maneira de apontar as estratégias que alcançam os melhores resultados. Aprenda a medir e aplicar com precisão o seu!
Para melhorar o desempenho do seu negócio de forma exponencial, é preciso diferenciar as estratégias que estão funcionando daquelas que não atingem os resultados esperados.
O retorno de investimento é uma das métricas que devem ser levadas em consideração nesta análise, pois reflete o retorno financeiro que você obteve com cada ação implementada, incluindo suas campanhas de marketing.
Você não tem certeza sobre o seu investimento? Descubra mais sobre o ROI e entenda como aplicar essa estratégia em sua empresa!
Índice
Definição de ROI
O ROI é uma forma de medir o investimento que sua empresa faz. Uma maneira de avaliar o dinheiro investido em uma organização e o valor recebido em troca, frequentemente usado para determinar se um investimento vale a pena do ponto de vista financeiro.
Calculando e aplicando o ROI
Para calcular o ROI, é necessário juntar o ganho obtido menos valor investido que, no fim, deve ser dividido pelo valor do investimento. Por fim, a equação será:
ROI = (ganho obtido – valor do investimento) / valor do investimento
Podemos exemplificar com o marketing da empresa. É importante entender o que os números dessa equação significam, para que você possa otimizar suas ações a partir de agora.
Vamos supor que um anúncio tenha uma alta taxa de cliques e de visualizações, mas baixa conversão.
O que isso nos diz? Talvez a página de destino para esse anúncio não seja tão boa, talvez a frase de chamariz não tenha sido persuasiva o suficiente ou talvez o visitante não tenha visto nada interessante nela.
A falha também pode estar na segmentação da campanha, que está enviando leads não qualificados para sua página de vendas e que, provavelmente, não estão preparados para essa compra.
Seja qual for o motivo do fraco desempenho da campanha, você precisará realizar alguns testes até que o anúncio esteja alinhado com os interesses da sua persona do comprador e seja mais compatível com sua oferta.
A importância ROI da sua empresa?
O ROI é apenas uma das métricas usadas para entender o quão saudável é sua marca.
Através de uma análise cuidadosa desses dados, você pode identificar as principais fontes de renda em sua empresa, os canais de comunicação mais eficientes para promover seu produto e se o desempenho de suas campanhas de marketing acontece conforme o planejado.
Só então você será capaz de chegar a estratégias que irão melhorar suas vendas de forma contínua e certificar-se de que seu empreendimento seja sustentável.
Aplicando o ROI
Para ter uma análise assertiva do seu ROI, é importante diferenciar as métricas que realmente contribuem para o fortalecimento do seu negócio das que trazem visibilidade, mas não se convertem em leads e vendas.
Por exemplo, o aumento no tráfego para o seu blog pode indicar que o conteúdo publicado atrai mais visitantes. Porém, para calcular o ROI, o número que realmente importa é quantos deles estão realmente se tornando leads, inscrevendo-se em seu boletim informativo ou comprando seu produto.
Isso não significa que você não deve se preocupar em aumentar o tráfego para o seu blog ou obter mais seguidores no Facebook. Afinal, esses são números importantes para você se tornar uma autoridade em seu segmento.
Mas, para ter uma métrica relevante, você precisa transformar esse tráfego em leads, leads em vendas e clientes e clientes satisfeitos comentando sobre a sua marca.
Que tal fazer uma análise especializada de estratégia do ROI para sua empresa? Saiba mais sobre o investimento que realizou e como se dará o retorno. Nós, certamente, podemos te ajudar nesse ponto.