Ícone do site JL Contabilidade

O que é e como fazer a classificação de ativos da empresa?

Jl 2018 Artigo Blogpost01 Novembro - JL Contabilidade

Uma escolha assertiva na classificação dos ativos contribui diretamente para a saúde financeira da empresa.

Ativos são bens e direitos que uma organização tem e que podem ser convertidos em meios monetários. São eles: dinheiro em caixa, móveis e imóveis, maquinários, estoque de mercadoria e, por direito, as dívidas a receber.

Cruciais para a geração de caixa e lucro em diferentes âmbitos do negócio, eles possuem semelhanças em suas características. Mas, entender suas diferenças é o que define a assertividade de sua ação.

Ativos na prática

Os ativos fazem parte das contas patrimoniais da empresa. Porém, para que tenha essa definição, apesar de mensurável, ele necessita partir de duas bases: se provém de resultado de transações passadas e se vai gerar benefícios econômicos futuros.

Quando dizemos que um ativo precisa ser resultado de uma transação passada, representa que esse ativo foi adquirido por meio de uma compra ou pela sua produção, incluindo doação.

Porém, um ativo pode também prover benefício econômico futuro. Isso significa que tem potencial para contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa de uma empresa.

Contudo, para que esse ativo seja assertivo e atuante, como o próprio nome diz, é necessário defini-lo em algumas de suas classificações: Ativo Circulante, Ativo Não Circulante; e seus subgrupos:  Ativo Realizável a Longo Prazo, Investimento, Imobilizado e Ativo Intangível.

Ativo Circulante

Os Ativos Circulantes podem ser convertidos em meios monetários mais rapidamente.

São eles: dinheiro em caixa, movimento em conta de banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, produtos inacabados, despesas antecipadas, reservas de caixa, mercadorias, matérias primas, depósito bancário, investimentos de curto prazo e títulos.

Os critérios para ser um Ativo Circulante são dois: a conversão em meio monetário em até 12 meses após a data do balanço, ou ao longo do ciclo operacional; e que seja caixa dessa empresa.

Ativo Não Circulante

Ativos Não Circulantes têm permanência duradoura e são responsáveis pelo funcionamento normal da organização, sendo divididos em 4 grupos: realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

Ativo Realizável a Longo Prazo

Os Ativos Realizáveis a Longo Prazo referem-se aos bens e direitos da empresa, com realização prevista a longo prazo, ou seja, após o término do exercício social.

Podemos usar como exemplos deste tipo de ativo as aplicações financeiras e depósitos bancários a longo prazo, duplicatas a receber e despesas antecipadas, também a longo prazo, empréstimos, adiantamentos ou vendas, empréstimo compulsório, entre outros.

Investimentos

Os Investimentos têm como meta gerar rendimento para a empresa, desde que esses bens e direitos não sejam para fins de manutenção.

Os exemplos desse subgrupo podem ser definidos como: obras de arte, investimento em ouro ou propriedades para investimento, terrenos e imóveis para futura utilização, participações em outras empresas etc.

Imobilizados

Os Ativos Imobilizados, bens tangíveis, são destinados à manutenção das atividades normais de uma empresa.

Existem quatro requisitos para defini-lo como Ativo Imobilizado: ser mantido por uma organização para uso na produção ou comercialização de mercadorias ou serviços, para locação, ou finalidades administrativas; ser usado por mais de doze meses; trazer benefícios econômicos para o negócio; e ser possível de mensuração.

Podemos citar imóveis, terrenos, edificações, máquinas, equipamentos, móveis, utensílios, veículos e ferramentas como esse tipo de ativo.

Intangíveis

Ativos Intangíveis são bens que não podem ser vistos ou tocados fisicamente, mas possuem valor econômico e contábil. São destinados à manutenção das atividades de uma empresa.

Softwares, fundo de comércio adquirido, marcas, patentes, direitos de exploração de serviços públicos, licenças e direitos autorais são todos ativos dessa classificação.

A classificação correta dos ativos

Reconhecer e classificar um ativo pode ser uma tarefa difícil. Essa missão exige profissionais que identifiquem as características e exigências contábeis e fiscais específicas para cada um dos tipos. O contador é a pessoa competente e com visão ampla para tomar essa decisão.

A JL Assessoria Contábil e Jurídica possui profissionais experientes e com conhecimentos profundos na área contábil. Eles garantirão a devida classificação dos ativos e a correta aplicação para sua empresa. Precisando de ajuda com essa questão? Então entre em contato com a gente!

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile