Bons gestores sempre buscam o melhor para administrar sua empresa. A partir daí, pode vir uma premissa não tão óbvia assim, aquela que diz: “em time que está ganhando não se mexe”. Então, por que mudar de contador?
No mercado, isso não ocorre exatamente dessa maneira. E, por isso, mudar é sinônimo de evolução e crescimento do que permanecer com o mesmo por muito tempo. Nesse pensamento, queremos mostrar que mudar de contador não é algo difícil e arriscado.
Veja como esse processo pode ser simples e fácil, trazendo consigo benefícios que talvez você não teria antes.
Índice
Avalie todas as prioridades da empresa
Antes de iniciar o processo, certificar-se das prioridades da empresa em relação à contabilidade é um passo importante. Pontos como a oferta de serviços de valor agregado para a gestão da empresa, a agilidade na hora de entregar documentos e outros detalhes consideráveis para sua empresa devem ser ponderados.
Depois dessa análise, você saberá o que deve ser renovado com o novo escritório de contabilidade a ser contratado, ou mesmo o novo contador da empresa.
Realize a mudança
O processo para mudar de contador requer menos burocracia e dor de cabeça do que frequentemente se imagina. Comece comunicando ao antigo profissional sobre o distrato. Segundo a Resolução 987/2003 feita pelo Conselho Federal de Contabilidade, o contrato só é feito com o novo profissional, após o distrato com antigo.
Leia atentamente os dois contratos de prestação de serviços
O processo é simples, mas tem que ser feito com atenção. Por isso, leia novamente o contrato de prestação de serviços feito com o antigo contador ou empresa de contabilidade para ter certeza de estar cumprindo todos os requisitos na hora de assinar o distrato.
Consequentemente, leia da mesma forma, com atenção, o contrato com o novo profissional escolhido antes de assiná-lo, certificando-se de que estão reunidos ali todos os requisitos para a nova parceria.
Mudar de contador não fará a empresa perder documentos
Um dos medos mais frequentes em gestores se dá quanto a documentação da empresa, na hora da mudança do escritório de contabilidade que as atende, ou do contador que ali trabalha.
Isso jamais deveria ser um motivo para dor de cabeça, uma vez que faz parte do trabalho deste contador enviar toda documentação, histórico contábil e atualizar o sucessor sobre os prazos antes do início das novas operações.
Isso ocorrerá automaticamente antes da saída do antigo contador e a entrada do novo. Não é necessário ficar refém em sua empresa por estas preocupações. Ele sendo um profissional competente fará a entrega de tudo o que é concernente à empresa, antes mesmo que você perceba.
O empresário e gestor não precisa ter demasiadas preocupações quanto a mudar de contador. Não estando satisfeito com os serviços prestados, ou até mesmo se deseja inovar com outro profissional, a processo é simples rotineiro e deve ser feito se assim desejar, sendo somente atencioso aos detalhes. Você verá como certos processos são mais ordinários e habituais do que se imagina.
Conheça mais sobre nossas soluções e lembre-se de que um bom relacionamento entre contador e empresário é vital para o sucesso do negócio e uma gestão financeira mais bem-preparada.