Quando abrirmos uma empresa, e formos administrar e gerir a receita financeira que ela está gerando, conseguiremos enxergar, e finalmente compreender, que este fator não está ligado a sua margem de lucro, muito menos com a rentabilidade que o negócio te proporciona.
Para saber quais produtos estão gerando lucro e quais trazem prejuízo, este estudo vem mostrando cálculos que definem o que é melhor para a saúde do seu empreendimento.
Aí que entra a questão, você sabe como calcular sua margem de lucro? O que isso realmente representa para seu financeiro? Qual diagnóstico isso te traz?
Para se tornar um empreendedor de sucesso, essas respostas tem que estar na ponta da língua, já que significam muito no seu cenário profissional.
Reunimos aqui diversas informações, explicaremos o que é necessário saber sobre o assunto. Primeiramente vamos te contextualizar, e assim, aos poucos, iremos nos aprofundando no assunto à medida que ele for sendo totalmente esclarecido.
Índice
O que é margem de lucro?
A porcentagem da sua receita que resta após os descontos de todas as despesas, como juros, impostos, aluguel, contas, matérias primas e mão de obra, é chamada de margem de lucro. Ou seja, ao retirar todo e qualquer custo de produção, que envolva os esforços que você faz para gerar ou entregar seu produto ou serviço, é a parcela que vamos tratar aqui.
O principal objetivo da margem de lucro, é avaliar o quanto uma empresa lucra sobre suas vendas. Esta porcentagem está inclusa em tudo o que compramos, seja em produtos ou serviços, é um valor embutido no preço final das coisas.
Para realizar uma mudança dentro desta porcentagem, é preciso muitos estudos e análises, para que seu negócio não seja prejudicado. Além disso, uma margem de lucro muito baixa, significa desencadear inúmeros problemas para seu empreendimento.
Porém, apesar de ser uma métrica muito utilizada e eficaz, ela possui suas limitações. É recomendado comparar suas métricas apenas com empresas que possuem um modelo de negócio extremamente similar ao seu, pois aquelas que não tem a ver com seus métodos ou com seu segmento de atuação, pode gerar uma convergência de dados, por ser algo muito relativo. Geralmente ocorre, por se tratar de fluxos e receitas diferentes.
Para exemplificar o que queremos dizer, pensemos juntos:
Exemplo
Uma empresa vende produtos de conveniência, seus produtos tem um preço relativamente baixo, porém são vendidos muitos produtos por mês. Com isto, esta empresa terá um receita bem alta no final de cada mês.
Agora vamos compará-la a uma empresa que vende produtos de luxo, com altos preços, porém poucas vendas são realizadas mensalmente, tendo uma receita menor do que a primeira empresa.
Qual das duas provavelmente teve maior margem de lucro?
Bem, provavelmente a empresa com produtos de luxo, pois se a empresa de produtos de conveniência não administrar bem seus preços, com base em seus custos, irá ter um lucro baixo, mesmo gerando grande receita.
Mas veja, a margem de lucro não é exatamente a mesma coisa que o seu lucro em si:
Qual a diferença entre lucro e margem de lucro?
O lucro é o valor exato do que te sobra quando pegamos o valor da receita de vendas, e tiramos todas as despesas, como impostos e tributos federais, por exemplo.
E como vimos, a margem de lucro é a porcentagem que a empresa gera de lucro, baseado na receita bruta, e é ela quem dita se o empreendimento está gerando frutos positivos ou negativos.
Isso também dita se o negócio tem capacidade de aplicar investimentos em novas operações ou estratégias de expansão.
A margem de lucro fornece informações vitais sobre a viabilidade da empresa a longo prazo, enquanto que o lucro trabalha mais a curto prazo. Imagine que uma empresa venda R$ 10 mil de produtos e tenha R$ 5 mil somando todas as despesas. Concluindo que em determinada ocasião, o lucro de R$ 5 mil não seja suficiente para essa empresa sobreviver, mas a margem de lucro de 50% pode significar um bom sinal para o futuro.
Qual é o método que usamos para calcular a margem de lucro?
Para que possamos começar nossos cálculos, existe uma formula para facilitar o processo, veja:
Margem de Lucro = Lucro/Receita x 100
O lucro é dado pela receita de vendas menos as deduções (impostos, devoluções e abatimentos), despesas e custos, sem esquecer-se dos tributos federais (IRPJ e CSLL).
Para facilitar o entendimento, vamos ilustrar o que queremos explicar: a receita anual da Empresa X é de R$ 1 milhão e seu lucro é de R$ 750 mil. Aplicando a fórmula temos:
Margem de lucro = 750 mil/1 milhão x 100
Margem de lucro = 75%
Existe margem de lucro ideal?
Na verdade, não existe exatamente um número para a margem ideal, o que importa é ela ser positiva e te permitir ter uma folga para realizar novos investimentos, para que sua empresa possa crescer.
Entretanto, para avaliar se determinado produto ou serviço da sua empresa está com a margem de lucro ideal, uma dica é avaliar dois conceitos básicos: formação do preço de venda e retorno esperado para o capital investido.
Sobre a formação do preço de venda: para verificar a porcentagem ideal, parte-se do preço de venda e deduz-se os custos para produzir e entregar (incluindo os impostos), chegando-se assim à remuneração do colaborador.
Ressaltamos que quando falamos em preço de venda do produto, não podemos esquecer de incluir todos os custos, ou seja, os variáveis (os que variam de acordo com o volume de produção) e os fixos (aqueles que existem independentemente de haver produção ou não).
Se o resultado do preço de venda subtraindo-se os custos para produzir e entregar o produto for negativo, ou inferior à margem de remuneração do setor em que a empresa atua, será preciso avaliar a eficiência operacional. O que representa um grande problema.
Retorno esperado do capital investido: outra maneira de avaliar isto, é verificar se o valor dos investimentos realizados é maior ou menor que essa margem, e também como se comportam empresas do mesmo porte que a sua, atuando no mesmo segmento.
Margem Bruta e Margem Líquida
Quando se fala sobre margem de lucro, temos a bruta e a líquida, que se diferem nos aspectos que iremos explicar e entender como calculá-las também.
Margem de lucro Bruta
Esta, mede a rentabilidade do negócio e indica o percentual de retorno do investimento realizado na empresa.
A análise desta margem significa rever a margem de cada produto, detectando se há algo que não está sendo realmente rentável para a empresa. O que pode precisar de uma revisão e balanceamento do preço final de uma série de produtos.
Sendo assim margem bruta é responsável pela verificação da formação do preço final de venda.
Basicamente, a Margem Bruta é quanto sua empresa ganha com a venda de um produto ou serviço após diminuir as despesas para produzi-lo e vendê-lo.
Como calcular a margem bruta?
Para chegar em um número mais preciso, deve-se subtrair as receitas, deduções, e os custos diretos variáveis, e multiplicar o valor por 100. Vejamos:
Margem Bruta = Receita – Deduções – Custos Diretos Variáveis x 100
Os Custos Diretos Variáveis estão relacionados à produção, por exemplo, a matéria-prima. O raciocínio é simples: quanto mais a empresa vende, mais ela fabrica e mais matéria-prima irá precisar. O atributo “variável” é justamente porque a quantidade de matéria-prima varia conforme a produção.
Importante observar que, neste caso, deve-se considerar apenas aqueles custos diretamente envolvidos na venda e na produção de um produto (e aqui podemos incluir, além da matéria-prima, o frete ou a manutenção da fábrica), ou na execução de um serviço (como o salário de quem executa o serviço, despesas dos materiais). Custos administrativos não são considerados.
Margem de lucro Líquida
Já a margem líquida é capaz de mostrar qual o lucro exato que entra a cada real de receita gerada no caixa da sua empresa.
Isso significa que é necessário diminuir todas as despesas envolvidas na produção. O que sobrar será, portanto, a margem líquida ou o lucro líquido. Assim, se a margem de lucro líquida da empresa for de 10%, significa que para cada R$ 100,00 gastos ela tem um lucro líquido de R$ 10,00.
Sendo assim, a margem líquida entende se a empresa está tendo lucro e qual o valor deste lucro. Para compreendermos ainda mais sua importância, em caso de inadimplência, ela consegue descrever de quantos clientes a empresa precisará para cobrir este déficit.
Como calcular a margem Líquida?
Para encontrar a margem líquida, deve-se subtrair as receitas, deduções, os custos diretos variáveis e os custos indiretos, e multiplicar por 100. Veja:
Margem Líquida = Receita – Deduções – Custos Diretos Variáveis – Custos Indiretos x 100
Já vimos anteriormente o que são os custos diretos. Sobre os custos indiretos, eles são ligados aos produtos ou serviços, mas não são diretamente identificados. Exemplo de custo indireto é a mão de obra referente a atividades realizadas em setores auxiliares da empresa ou por prestadores de serviços, como vigilância, manutenção, limpeza e afins.
Os materiais empregados nestas atividades, como lubrificantes e parafusos, também são considerados custos indiretos. À lista podemos acrescentar ainda: a depreciação dos equipamentos, os aluguéis e os seguros.
A melhor saída para o seu empreendimento
Agora que já demos uma boa explicada no assunto, as informações estão mais claras para você? Esperamos que sim, mesmo que tudo isso pareça complicado.
E que tal melhorar sua gestão e garantir excelência em questões como margem de lucro?
Com a JL Assessoria, sua empresa ficará mais estável e segura, pois atuaremos como o seu braço direito nos âmbitos contábeis, fiscais, tributários, financeiros e muitos outros.
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