Quando você for elaborar sua DRE, ou mesmo na hora de poder calcular o Ponto de Equilíbrio do negócio, é preciso conhecer sobre a margem de contribuição. É nessa hora que surge uma série de dúvidas na cabeça de qualquer administrador sobre a função dessa margem e porquê ela é tão importante. Mas calma, isso não é nenhum bicho de sete cabeças.
A margem de contribuição (também conhecida como lucro ou ganho bruto) é o quanto sobra da receita obtida com as vendas dos produtos e serviços após o pagamento dos gastos variáveis e fixos e ainda gerando lucro.
Ou seja, ela irá representar quanto do lucro exclusivamente da venda contribui para que a empresa pague seus gastos fixos e ainda fique no azul.
Mas afinal, qual a importância de conhecer a margem de contribuição de sua empresa? Simples, ela é um dos indicadores mais importantes a se analisar e é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. E por isso é que é usada para elabora a DRE.
Como assim? Depois que você identifica a margem, é possível desenvolver o planejamento do negócio, tomando decisões mais assertivas, analisando a lucratividade da empresa, adaptando estratégias, além de definir corretamente preços, metas e quantidade a ser produzida e vendida.
Avaliar tudo isso é de extrema importância para verificar se o negócio está caminhando bem, se é lucrativo e se as quantidades e preços estão estrategicamente definidos.
Ainda ficou com dúvida sobre o assunto? Não preocupe, os especialistas aqui da JL estão sempre prontos para te ajudar.
Fique sempre ligado aqui no CONTA+ e saiba das principais novidades do mercado!