O controle financeiro é a alma da empresa. Acredite, tudo o que se possa imaginar se concentra ali. A gestão do negócio, a competitividade do mercado e o equilíbrio do caixa, tudo depende de um bom controle financeiro.
Para que isso aconteça de forma segura, existem algumas estratégias eficientes que nós trouxemos para que você possa implementar em sua empresa e ter o controle financeiro que sempre desejou.
Índice
1. Tenha uma visão clara da atual situação da empresa
Em primeiro, você deve estra ciente da atual situação de sua empresa. Não dá para realizar nenhum tipo de planejamento sem antes fazer um apanhado minucioso de como está o financeiro.
Os pontos positivos e negativos devem estar na ponta do lápis, uma vez que é a partir deles que o a organização começará. Verifique o posicionamento da empresa no mercado em relação ao segmento em que atua. Assim, você saberá quais recursos você poderá utilizar para estabilizar os negócios.
2. Faça o planejamento dentro das estimativas
Depois de ter em mãos a atual situação da empresa, é necessário realizar um planejamento com os dados existentes. Onde estão os gastos? Eles são necessários? Como podem ser otimizados.
Prever o ciclo operacional também é uma maneira de planejar. Estimar desde a fabricação de um produto passando pelo desenvolvimento até o final, também é uma forma de confrontar os gastos com as receitas obtidas.
3. Mantenha um estoque bem controlado
Controlar adequadamente entradas e saídas de mercadoria da empresa é vital para um bom controle de estoque. Porque afinal de contas, estoques muito cheios, durante algum tempo, são sinal de dinheiro parado. Por outro lado, estoques insuficientes não é bom para os negócios. A ideia é ter um fluxo saudável, por isso o estoque também tem que ser controlado.
4. Fuja de empréstimos
Usar de empréstimos é a pior maneira de lidar com folha de pagamento, tributos e reposição de estoque. Isso porque os juros sugam todo o lucro da empresa. Para isso, mantenha uma ação equilibrada das operações, para não ter que recorrer aos empréstimos em nenhuma hipótese.
5. Negocie os prazos com os fornecedores
Faça dos seus fornecedores aliados em seus negócios. Eles devem proporcionar negociações eficientes para ambos os lados, permitindo sua empresa manter dinheiro em caixa enquanto os lucros não acontecem.
Converse e faça negócios com quem realmente for seu parceiro, para que os dois tenha um bom controle financeiro.
6. Comece a fazer o planejamento financeiro o quanto antes
Faça seu orçamento anual, e faça-o o quanto antes. Não existe uma data inicial para isso, mesmo que a maioria das empresas faça no final do ano, você pode começar a qualquer momento.
Fazer uma estimativa e planejamento futuro, com base nos dados atuais, não precisa de data, pode ser iniciado agora mesmo, e quanto antes for feito, logo dará o resultado pretendido.
Esperamos que essas dicas te ajudem a desenvolver um ótimo controle financeiro, mas se ainda ficou alguma dúvida sobre o tema, basta deixar aqui o seu comentário e nós te orientaremos!