Conciliação bancária: a importância de fazê-la de forma eficaz

Jl 2018 Blogpost01 14 05 - JL Contabilidade

Compartilhe!

A conciliação bancária é a oportunidade de o banco continuar no mercado. Ou seja, ela deve ocorrer. Não se permita pecar no básico e acarretar na perda da oportunidade de continuar no mercado.

Se o planejamento de gestão financeira do seu banco ainda não se consolidou, a melhor alternativa é dia a dia cruzar o saldo bancário com as estimativas que se tem do financeiro. O ideal é ter um sistema de forma integrada com a contabilidade. Mas, se não for possível, abaixo traremos um guia para realizar uma conciliação bancária eficiente.

Identifique suas contas bancárias

Organização é a palavra chave para uma conciliação bancária. Criar categorias para contas, movimentações, recebimentos e saídas. A matemática é simples. Organizando detalhadamente você sempre saberá onde procurar.

Dentro essa organização você poderá encontrar débitos automáticos, e se não houver a conciliação o pagamento pode ocorrer em dobro. Ou seja, falta de organização leva ao prejuízo.

Para evitar problemas de organização, comece identificando suas contas e os clientes vinculados a elas. Tente destinar os valores conforme o movimento do fluxo de caixa, pautado nas entradas e saídas de capital. Tendo esse entendimento é possível seguir para o próximo passo.

Crie documentos de controle

Use o poder das planilhas a seu favor. Não é tão tecnológico, mas é interessante para o que você precisa. Com essa ferramenta você cria abas para cada uma das contas bancárias e uma apenas para consolidar os dados que você tem.

É um controle que permite verificar os movimentos típicos do fluxo de caixa. Depois disso, é importante deixar esse arquivo na nuvem e com acesso restrito. Assim, só quem possui permissão pode acessar e alterar informações.

Emita extratos

Emitir extratos pode ser cansativo, mas é necessário. Porém, não se preocupe, os apps dos bancos podem realizar o download dos arquivos de acordo com o período. E aí sim, a conciliação bancária será feita de forma eficiente.

Organize as categorias de forma criteriosa para que a análise se torne mais fácil e precisa. Acredite, dessa forma, você terá um controle saudável do financeiro.

Organize documentos originais

Obrigações fiscais precisam estar em dia. Não existe uma gestão financeira eficiente sem o devido cumprimento das normas fiscais. Sem isso, é ruina na certa. O histórico de documentos, o fluxo de caixa e pagamento dos impostos precisa ser prioridade.

Note que voltamos ao inicio de tudo. A organização.

Com base no que vimos, a conciliação bancária deve ser feita todos os dias, para que, mensalmente, seu contador possa receber esse histórico. É a partir dessas movimentações que serão feitos os pagamentos de impostos e as devidas prestações de conta com o fisco. Por isso, manter os dados em dia e organizados pode facilitar muito o compartilhamento de informações.

Continua com dúvidas? Não sabe por onde começar? Entre em contato com a gente e conte o apoio de um especialista para orientar você!

Classifique nosso post [type]
Recomendado só para você
Já há alguns anos, empresas de todos os tipos são…
Cresta Posts Box by CP