Encontrar o regime que melhor se enquadra em seu negócio pode não ser uma tarefa simples, pois é necessária muita atenção aos detalhes e realizar um estudo sobre a situação que se enquadra sua empresa e fazer uma relação direta com os prós e contras de cada regime.
Iremos apresentar a você brevemente quais são estes regimes:
Regimes tributários
Simples nacional: em relação ao maior número de empresas enquadras em um regime, o simples nacional sai na frente dos demais. Isto porque ele é destinado a atender às necessidades do empreendedor de pequeno porte. Ele simplifica a burocracia, pois ele une em si 8 tributos (IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, IPI, INSS patronal, ICMS e ISS) em uma mesma guia (DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Apesar desta facilidade que evita o esquecimento da efetuação do pagamento de alguma taxa, o simples nacional tem inúmeras regras que podem torná-lo complicado de se entender. É preciso sempre ficar de olho nas tabelas de anexo do mesmo.
Lucro presumido: este regime utiliza um cálculo de tributação, como o nome já diz, sobre o lucro presumido. Este cálculo fica entre 1,6% e 32%, dependendo da atividade econômica prevista por uma tabela já definida. Pelos contadores, a apuração do IRPJ e da CSL se baseia em um referencial de lucro pré-definido pela legislação, e não em seus patamares reais. É o segundo regime com mais empresas enquadradas, e trabalha muito com as cotações de valores. Esse formato pode ser adotado para empresas com faturamento anual de até R$ 78 milhões.
Lucro real: qualquer empresa pode ser enquadrada neste regime. É considerado o mais comum, porém não necessariamente o mais utilizado. Empresas com faturamento anual acima de R$ 78 milhões são obrigadas a se enquadrar neste regime tributário. O cálculo do IRPJ e da CSL vai ser feito sobre o lucro contábil efetivamente auferido (diferença entre as receitas e as despesas devidamente comprovadas). Para certas empresas pode vir a ser bem vantajoso, embora seja preciso considerar o grande esforço para cumprir todas ao obrigações que ele traz consigo, e pôr na balança o tempo gasto com ele.
Como a JL Assessoria pode te ajudar nesta jornada?
Os regimes tributários no Brasil são muito complexos, com isso é muito comum encontrar negócios que pagam mais impostos do que deveriam, ou até mesmo empresas que mesmo sem intenção acabam não regularizando o pagamento de todas as taxas por falta de atenção ou informação.
Assim, acarretam grandes gastos com multas e outros fatores. A JL se responsabiliza por cuidar disso para você, cumprindo todas as obrigações fiscais da sua empresa.
Trabalhando juntamente conosco, você terá:
Redução de impostos, proveniente do bom enquadramento no regime tributário;
Otimização do seu tempo;
Gerenciamento financeiro de qualidade;
Planejamento de negócio;
Soluções inovadoras para seu empreendimento;
Realização de obrigações fiscais exercidas com excelência;
Gastos pontuais, evitando desperdício de capital.
Entre em contato conosco: http://bit.ly/2pyBQmX.