Você conhece o Danfe e sabe como emitir esse documento? Talvez você esteja reclamando mentalmente e pensando: lá vem mais um documento para minha empresa ter trabalho com dados e informações.
No entanto, veremos que o Danfe é totalmente o oposto disso. O que ele é, para que serve e como pode simplificar o dia a dia. Acompanhe a seguir e não perca nenhum detalhe!
O que Danfe?
Nada melhor do que começar do início. Danfe é uma abreviação de “Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica”. Como o próprio nome indica, é um documento que contém as principais informações da Nota Fiscal Eletrônica.
Ele acompanha as mercadorias em seu trânsito habitual, fornecendo todas as informações durante o percurso, ou seja, desde o emitente até o destinatário final.
Para que serve o Danfe?
A pergunta é: se já existe a Nota Fiscal, por que ter um documento auxiliar da Nota Fiscal? Nós respondemos essa.
O documento auxiliar não pode substituir a Nota Fiscal, ele se presta justamente para auxiliar, contendo as informações principais. Ele facilita a conferência dos dados por meio de uma chave numérica com 44 posições que acessa a Nota Fiscal pelo portal SEFAZ (Secretaria do Estado da Fazenda).
Como emitir o Danfe?
Uma vez que o documento auxiliar deve conter os dados precisos da Nota Fiscal, sem nenhuma divergência, é importante que ele seja emitido pelo mesmo sistema que emitiu a NF.
Para isso, o sistema usado deve ser completo, permitindo ao vendedor o controle da NF e do documento auxiliar, bem como o documento de transporte.
Existem outros detalhes e características obrigatórias do Danfe que, se você ainda não conhece, teremos muito prazer em orientá-lo, para que sua empresa também possa se beneficiar das facilidades deste documento auxiliar.
E já sabe, fique sempre ligado aqui no CONTA+ e saiba as principais novidades do mercado!