Quem nunca esqueceu de pedir a nota fiscal após adquirir um produto/serviço? Para pessoa física, solicitar esse documento ainda não é uma prática tão comum como deveria ser. No mundo empresarial, esse deslize é uma infração grave, que acarreta em dor de cabeça no caso de fiscalizações.
Toda compra e venda de produtos/serviços sempre deve gerar Nota Fiscal. É por meio desse documento que o governo fiscaliza e arrecada os impostos relacionados às operações comerciais realizadas no país. Quando as empresas que não emitem adequadamente esse documento, os órgãos responsáveis podem inquirir o infrator por falsificação, adulteração ou omissão do valor de suas vendas. E essa atitude pode custar caro para as empresas.
Continue lendo para descobrir os cinco riscos de não emitir notas fiscais!
Índice
1. Multas
O risco mais comum são as multas, que podem variar de 10% a 100% sobre o valor de cada nota adulterada. Para piorar, esse custo pode ser acumulativo.
O governo pode solicitar a revisão de notas fiscais em até cinco anos após sua emissão. Por isso, é necessário guardá-las durante este período e apresentá-las caso o fisco solicite. E vale lembrar que, como o documento é eletrônico, os arquivos XML deverão ser armazenados pelo mesmo prazo.
2. Sem garantias
As notas fiscais também servem como uma garantia legal de que o produto/serviço vendido está dentro do esperado. Esse documento registra a data da operação, o período de duração da garantia e o direito ao consumidor de trocar ou consertar aquela mercadoria.
3. Perda de clientes
Seus clientes podem preferir outra empresa que esteja melhor alinhada com a lei. Sem contar que a facilidade de poder acessar o documento em qualquer lugar gera mais segurança ao consumidor.
Segurança e confiabilidade são importantes, mas se sua empresa não seguir as leis, você não conseguirá atingir nenhum desses fatores.
4. Danos a reputação
O mercado não reage bem à uma empresa desalinhada aos processos impostos por lei, visto que esse comportamento pode afetar negativamente os consumidores, potenciais clientes e fornecedores.
5. Rompimento da relação com fornecedores
Dependendo das práticas e dos sistemas que os fornecedores utilizam, podem existir barreiras para a negociação com empresas que não estejam na conformidade do Fisco, atrapalhando assim o abastecimento de materiais.
Estar fora da regularidade perante a lei nunca é bom e só tende a acarretar outros possíveis problemas e situações negativas para a empresa. Por isso, toda informação é indispensável na hora de manter seu negócio em dia.
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