5 erros comuns a se evitar no fluxo de caixa de uma empresa

Jl Artigo Blog Fluxodecaixa 23 01 - JL Contabilidade

Compartilhe!

A gestão eficaz do fluxo de caixa de uma empresa é uma das partes integrantes da saúde financeira nos ambientes de negócios. Qualquer erro nesse quesito pode destruir uma organização. Para garantir práticas eficazes de gerenciamento, é preciso estar atento a cada passo dado e fugir de armadilhas que tragam possíveis prejuízos econômicos e processuais dentro das operações.

Para ajudar a manter suas atividades sempre em ordem, criamos uma lista com cinco erros comuns de fluxo de caixa de uma empresa. Acompanhe cada ponto abaixo e fique alerta:

1. Monitoramento ineficaz de contas a receber

Um dos maiores erros que as empresas cometem é negligenciar as contas a receber (CR). E, para essa operação, as organizações devem selecionar um funcionário, como um gerente de CR, para revisar as transações uma vez por semana, visando garantir que os pagamentos sejam recebidos dos clientes.

Havendo aqueles que demorem mais do que o período de carência estabelecido, as medidas precisam ser tomadas para acelerar o processo de pagamento e diminuir os dias das faturas em aberto.

2. Pagar as contas antes de serem devidas

Só faz sentido pagar uma conta no início de uma compra ou contratação se o vendedor oferecer um desconto para pagamentos antecipados. Mesmo assim, é função do diretor financeiro pesar o benefício dessa proposta versus manter o caixa no balanço patrimonial.

Algumas empresas pensam que pagar uma conta com dez ou mesmo 15 dias de antecedência é uma jogada inteligente, mas, na verdade, eles estão apenas diminuindo suas reservas antes do necessário.

O planejamento estratégico de todas as saídas, como as contas de serviços públicos ou insumos de produtos, pode ajudar a manter uma boa posição do fluxo de caixa de uma empresa por mais tempo, o que pode ajudar durante um período de crescimento.

3. Concessão de crédito sem a devida diligência

Uma área problemática para o fluxo de caixa de uma empresa é conceder crédito aos clientes sem a devida diligência adequada. Antes de oferecer qualquer benefício, é fundamental haver uma investigação sobre o histórico do solicitante com relação a antigos credores.

Uma maneira de qualificar um cliente para créditos seria pedir referências de um fornecedor com o qual a empresa trabalhou no passado. Uma vez que elas foram obtidas, uma rápida ligação telefônica deve ser colocada como forma de garantir que a empresa tenha um histórico favorável.

Se o cliente em questão for um novo negócio e não tiver nenhuma referência para lançar luz sobre seu histórico de pagamento, uma verificação de crédito pode ser executada em nome do proprietário da empresa para avaliar seus méritos. Se as referências do negócio ou do proprietário não falam muito deles, o melhor é não arriscar.

4. Despesas desnecessárias

Um erro comum que as empresas fazem é amarrar o capital em despesas desnecessárias. Em outras palavras, sempre que houver uma saída de caixa, deve existir um motivo definido para isso.

Ao implementar uma política exigindo que todos os pedidos de despesas e compras sejam acompanhados de um documento de justificação, no qual um gerente possa revisar, esses gastos desnecessários tendem a diminuir drasticamente. Ao invés de “amarrar seu dinheiro” em operações que não são de cunho crítico, o dinheiro pode ser usado para expandir o negócio.

5. Fluxo de caixa de uma empresa amarrado com o inventário

Práticas deficientes de gerenciamento de estoque podem absorver muito dinheiro e deixar uma empresa com mais reserva do que precisa. No entanto, no lado oposto da equação, um inventário muito baixo pode fazer com que você fique incapaz de cumprir os pedidos.

A chave é antever com precisão as vendas, que podem ser usadas para prever os níveis de estoque necessários. As empresas também podem implementar práticas de gerenciamento de inventário, como princípios de gerenciamento just-in-time, que abrangem a aquisição de produtos apenas no tempo de fazer a venda.

Para garantir que não haja esses erros no fluxo de caixa, além de seguir com atenção essas dicas que passamos, o ideal é sempre contar com o acompanhamento de uma boa equipe técnica contábil. Isso trará muito mais segurança e precisão nos dados de suas operações.

Para saber mais sobre esse assunto, entre em contato com a gente e conheça mais de nossas soluções!

Classifique nosso post [type]
Recomendado só para você
Para se alcançar sucesso nos negócios, é necessário sempre estar…
Cresta Posts Box by CP