Já passamos por dois terços do ano e todas as empresas que buscam ser fortes já começam a se programar para o final do ano e também para o próximo. Ao longo do mês, falamos muito sobre planejamento financeiro, tratando como o planejamento e a organização financeira fornecem benefícios indispensáveis à sua empresa e também apontamos erros no planejamento financeiro que podem quebrá-la.
Hoje, daremos mais um passo nessa linha tão importante, tratando sobre a gestão de compras. Afinal, adotar uma abordagem estratégica para compras é algo importante para aumentar a eficiência e a lucratividade de sua empresa.
Aqui estão algumas dicas simples, mas eficazes, sobre como é possível melhorar seus métodos de compra.
Índice
1. Planeje as compras
Identifique fornecedores preferenciais em diferentes categorias, com base em critérios como qualidade, preço e histórico de entrega. Desta forma, sua empresa terá opções e poderá tomar decisões mais precisas.
Isso é valioso no caso de um fornecedor principal elevar seus preços ou interromper a produção do produto. Comprar exclusivamente de um fornecedor pode ser arriscado, a menos que o produto seja altamente especializado.
2. Concentre-se na qualidade
As empresas precisam ir além quando o assunto é a qualidade de seus próprios produtos, visando garantir que seus fornecedores sejam tão atenciosos quanto você em suas operações.
Avalie e analise a qualidade dos processos e produtos de seus fornecedores e, em seguida, escolha aqueles que cumprirão suas promessas com consistência.
3. Construa relações de fornecedores de longo prazo
O desenvolvimento de relacionamentos de longo prazo com fornecedores cria uma parceria mutuamente benéfica.
Produtos de melhor qualidade e reduções de preços são as principais vantagens de relacionamentos sólidos e contratos de longo prazo. A comunicação aberta entre comprador e fornecedor também pode levar a serviços mais personalizados.
4. Entenda seus custos de estoque
Por fim, toda empresa deve fazer uma análise precisa do custo de armazenamento de mercadorias e reduzir os estoques para minimizar desperdícios.
A comunicação das necessidades previstas de uma empresa aos fornecedores ajudará na entrega no prazo e minimizará a necessidade de armazenamento.
Com uma boa gestão de compras, sua empresa evita gastos desnecessários, além de manter as contas sempre bem equilibradas. Esperamos que essas dicas possam ajudar seu negócio a decolar e gerar bons resultados. Porém, se ficar alguma dúvida, nós da JL estaremos prontos para te ajudar.
Fique sempre ligado aqui no CONTA+ e saiba as principais novidades do mercado!