4 dicas de organização financeira para empresas de pequeno porte

Jl 2018 Artigo Blogpost02 Dezembro - JL Contabilidade

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Como proprietário de uma empresa, uma de suas principais tarefas é garantir que as finanças estejam em ordem. Com várias contas a pagar e receber, precisando ser atendidas durante todo o ano, manter tudo organizado é um processo que pode facilmente te dar o tempo necessário para administrar os negócios.

Embora seja compreensível que você queira controlar todos os aspectos fundamentais, existem várias opções para garantir que suas finanças não se acumulem e se tornem incontroláveis.

Para isso, vamos compartilhar quatro das melhores dicas de organização financeira, a fim de manter a ordem em seu negócio, sem que haja muitas preocupações. Tudo isso para garantir o tempo que você precisa para se concentrar em outros assuntos da empresa.

1. renda-se ao mundo digital

Confiar em métodos manuais para gerenciar a papelada é uma maneira certa para perder tempo e dinheiro. Tire proveito de ferramentas tecnológicas para organizar os documentos e não usar tanto papel.

Para os proprietários de pequenas empresas, a digitalização do processo de gerenciamento de recibos e despesas pode significar até 80 horas por ano de economia em sua agenda, além de benefícios fiscais que você teria perdido se optasse por outra forma de trabalho.

2. Crie um relatório financeiro

É importante ter demonstrações trimestrais de lucros e perdas, um balanço e uso de relatório de caixa. A criação de um prazo para relatórios periódicos ajudará você a entender quando e como crescer.

Se o seu negócio é novo, o foco deve estar na contabilidade e na previsão do fluxo de caixa. Depois que seu negócio estiver maduro, contrate um contador que possa fazer a transição das tarefas internamente.

3. A organização financeira precisa ser diária

Comprometa-se com um processo diário. Reserve um tempo no final de cada dia para analisar as atividades de vendas e compras. Desenvolver esse hábito ajudará a monitorar o fluxo de caixa e facilitará o crescimento dos negócios.

Considere ter um contador que possa criar laudos trimestrais, fornecendo um balanço e declaração de renda.

4. Saiba delegar funções

Achar que a centralização de todo trabalho deve estar em um dos seus funcionários mais competentes ou em você mesmo é um erro. É importante delegar funções a uma ampla equipe capacitada.

Centralizar o trabalho todo em uma ou duas pessoas é nitidamente tornar o financeiro uma parte deficiente da empresa. A sobrecarga de trabalho rapidamente fará com que essa pessoa cometa erros, mesmo sem querer.

Se você não tem a equipe para delegar atividades financeiras, então terceirize. Seu foco deve ser tomar decisões com os dados financeiros, não descobrir os débitos e créditos no dia a dia.

A JL Assessoria Contábil e Jurídica possui profissionais experientes e com conhecimentos profundos na área contábil. Eles garantirão a devida organização financeira para sua empresa. Precisando de ajuda com essa questão? Então entre em contato com a gente!

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